O termo fintech vêm da junção de duas palavras em inglês: financial technology (tecnologia financeira) e serve para caracterizar empresas que aplicam tecnologia para inovar a experiência das pessoas com serviços financeiros.
O conceito engloba uma indústria em pleno crescimento. Segundo a Allied Market Research, o tamanho do mercado de fintechs era de US$ 110.59B em 2020 e espera-se que alcance aproximadamente US$ 700B em 2023.
Conhecer as fintechs é essencial para quem deseja simplificar a sua relação com finanças, então continue lendo este artigo para compreendê-las melhor.
Como elas funcionam?
As fintechs vêm transformando a forma como as pessoas se relacionam com as instituições financeiras. Um exemplo disso são os bancos digitais.
Há pouco tempo, era inimaginável a possibilidade da criação e gestão de uma conta bancária de forma 100% digital. No entanto, com os recentes avanços tecnológicos, entre elescom o desenvolvimento de tecnologias como machine learning e ciências de dados, foi possível a criação de serviços financeiros digitais, muito mais eficientes.
A tecnologia permitiu às fintechs a realização de processos como KYC (Know Your Customer) e análise de risco de crédito em um formato seguro e mais efetivo, excluindo a necessidade de agências bancárias e de outros recursos.
Quais são os benefícios das fintechs?
Ficou evidente que as fintechs vieram para facilitar as nossas vidas, mas quais benefícios essas empresas podem nos oferecer?
Aqui estão alguns deles:
- Redução de custos: por utilizarem tecnologia na maior parte dos processos, as fintechs promovem redução de custos para os clientes, que pagam menos taxas e têm mais alternativas além dos grandes bancos.
- Facilidade de uso: por funcionarem majoritariamente de forma digital, as fintechs trazem simplicidade para o dia a dia dos clientes e geralmente proporcionam uma experiência muito mais amigável para o usuário.
- Bancarização: as fintechs possibilitam que pessoas que vivem em áreas rurais ou que tenham alguma deficiência participarem do mercado financeiro sem qualquer barreira, promovendo inclusão financeira.
Quais são as tecnologias utilizadas?
O progresso tecnológico é o coração das fintechs e continuará sendo o responsável pela disrupção nas experiências com serviços financeiros. Entre as tecnologias mais utilizadas nas fintechs estão:
- Inteligência Artificial (IA): um dos principais benefícios da aplicação da IA das fintechs é na redução de custos, promovida pela automatização de processos, como atendimento ao consumidor, prevenção a fraudes e KYC e outros.
- Blockchain: a tecnologia por trás dos ativos digitais é uma das inovações utilizadas pelas fintechs. A sua aplicação retira a necessidade de intermediários e proporciona maior segurança e transparência às transações. Por ela também é possível a digitalização de ativos por meio do processo de tokenização.
- Cloud computing: Por atuarem de forma digital, as fintechs precisam de uma infraestrutura sólida para comportar a sua operação. Os avanços em computação em nuvem permitiram que essas empresas conseguissem armazenar e processar uma grande quantidade de dados de forma simples e barata.
Conclusão
As fintechs vieram para mudar o mercado financeiro de forma significativa, oferecendo segurança, eficiência, redução de custos e inclusão. O progresso tecnológico fez com que essas empresas possam oferecer serviços cada vez mais inovadores e disruptivos para seus usuários e assim catalisar o progresso financeiro e digital para o mundo.
Também falando em novidades na era digital, saiba mais sobre NFT’s clicando neste link aqui, assim como novos conteúdos em nossa página do Instagram clicando aqui.
Bem-vindo à era digital!
Por Lucas Minchillo